Sistema de sonorização para escolas: como funciona?
O sistema de sonorização para escolas é um projeto que vai além de prover facilidade para a comunicação interna entre direção, alunos e colaboradores. Ele também atua diretamente na proteção do colégio por meio da integração com sistemas de segurança eletrônica. Neste artigo, explicaremos como a tecnologia funciona e sua importância na rotina escolar. Acompanhe!
Veja como funciona um sistema de sonorização para escolas
A sonorização prioriza a distribuição uniforme do som em todos os pontos de interesse dentro da instituição. Assim, é preciso trabalhar com mais caixas com baixa potência.
O projeto de som é planejado para viabilizar a transmissão de mensagem sonora (voz ou música) por toda a área escolar. Em suma, o sistema auxilia no desenvolvimento de diversas atividades, como ensaios, apresentações e eventos. Além disso, ajuda na hora de dar avisos ou recados por meio do microfone e caixas de som de alta qualidade.
Geralmente, os equipamentos que fazem parte do sistema são gerenciadores, amplificadores, sonofletores, caixas acústicas, cabos, conexões, etc.
Em uma sonorização ambiente, o som deve ter um nível de pressão sonora ideal, de forma a não incomodar alunos, professores e outras pessoas que estão no local.
Objetivo
O sistema de sonorização deve ser planejado para incluir todos os ambientes da escola, sem exceção. Por exemplo: dentro das salas de aula, o sistema deve ser elaborado com o intuito de melhorar a assimilação dos conteúdos. Diferentemente das áreas externas, que precisam de uma solução mais potente para facilitar a comunicação interna e as atividades de lazer.
Em suma, é preciso planejar as soluções de áudio da escola para os seguintes aspectos:
- chamadas e músicas para atividades escolares;
- teatros e anfiteatros;
- quadras poliesportivas;
- áreas de entrada e saída de alunos;
- sistemas de segurança eletrônica.
Configuração
Para ter um bom desempenho e cumprir com o seu objetivo, o sistema de sonorização para escolas deve ser configurado da seguinte maneira:
- boa inteligibilidade – as mensagens sonoras devem ser compreensíveis;
- potência dos alto-falantes – média de 2 a 5 Watts de potência por caixa;
- faixa frequência de voz – priorização dos tons médios da voz humana;
- equipamentos de som – arandelas e caixas acústicas são ideais.
Segurança
Além de auxiliar nas tarefas diárias, o sistema de sonorização para escolas contribui no quesito segurança. Por meio da integração dos equipamentos sonoros com a central de monitoramento é possível reforçar a sensação de defesa em toda a instituição. Afinal, a tecnologia pode acionar e amplificar o som de alarmes de incêndio e emergência. Além disso, o sistema de voz pode emitir sinais de alerta para evacuação em casos urgentes.
Conte com a Safenet Tecnologia!
O sistema de sonorização para escolas é uma das soluções inteligentes da Safenet Tecnologia. Somos uma empresa de segurança eletrônica preocupada em prover os melhores recursos para a proteção de bens e pessoas. Além do sistema de som, também oferecemos outras tecnologias integradas, como câmeras de segurança, alarmes, controle de acesso, proteção perimetral e muito mais! Entre em contato conosco e conheça todos os nossos serviços!
Este artigo foi útil? Leia mais sobre o assunto em nosso blog!