Vemos imagens de câmeras termográficas em aeroportos.
Publicado em 01 de setembro de 2021

Pandemia: qual a importância das câmeras termográficas em aeroportos?

A retomada dos voos domésticos e internacionais foi um grande alívio para o mercado de aviação brasileiro. Apesar de fomentar o turismo e a economia, o retorno das operações trouxe uma grande preocupação com a questão de saúde pública. Hoje, é preciso implantar medidas contra a disseminação do coronavírus para proteger viajantes e profissionais do setor de transporte aéreo. Nesse sentido, uma das soluções mais eficazes é o uso de câmeras termográficas em aeroportos. Continue lendo este artigo e saiba mais sobre a importância dessa tecnologia no cenário pandêmico em que vivemos!

O que são câmeras termográficas?

As câmeras termográficas em aeroportos surgiram como uma solução de segurança eletrônica em prol da saúde pública. Esses equipamentos servem para capturar a radiação infravermelha e converter em imagens que mostram o calor gerado por objetos e seres vivos.

A solução de câmeras térmicas utiliza a tecnologia de inteligência artificial para mostrar um resultado preciso e ágil. As câmeras térmicas podem medir a temperatura de até 15 pessoas simultaneamente e sem contato. Esses dispositivos são projetados com sensor de alta precisão e longo alcance. Inclusive, são capazes de diferenciar um animal de uma pessoa e identificar a temperatura através de obstáculos.

Entenda o uso das câmeras termográficas em aeroportos

As câmeras termográficas são instaladas na área de desembarque do terminal de passageiros. Em suma, medem a temperatura corporal das pessoas e determinam se elas estão com febre — um dos sintomas da COVID-19. Se um passageiro for identificado com temperatura superior a 37,8ºC, ele é encaminhado ao atendimento médico em uma área restrita do aeroporto.

Além do seu uso em aeroportos, as câmeras térmicas são recomendadas para o monitoramento e identificação de pessoas em grandes empresas, shoppings, supermercados, hospitais e outros lugares.

Diferentemente da medição manual utilizando termômetros comuns, o controle de temperatura através da câmera térmica realiza a medição a até 3 metros de distância. Aliás, a tecnologia consegue aferir a temperatura corretamente mesmo se as pessoas estiverem usando máscara.

As câmeras termográficas em aeroportos são integradas com o sistema de controle de acesso. Na central de monitoramento, o operador recebe um alerta automático caso algum passageiro esteja com a temperatura elevada. Em seguida, a pessoa é isolada e recebe todas as instruções necessárias para investigar a questão.

Benefícios

O uso de câmeras termográficas em aeroportos como uma das medidas preventivas contra a COVID-19 agrega uma série de pontos positivos, como:

  • medição de temperatura de até cinco mil passageiros em 30 minutos;
  • redução do risco de contaminação por proximidade;
  • evita filas e aglomerações nos portões de embarque;
  • maior segurança e agilidade na fiscalização;
  • fluidez do fluxo de passageiros dentro do aeroporto.

Conheça a Safenet Tecnologia!

Gostou de aprender mais sobre o emprego das câmeras termográficas em aeroportos? No blog da Safenet Tecnologia você encontra mais conteúdos como este. Somos uma empresa de segurança eletrônica que oferece soluções inteligentes para todos os tipos de negócios. Entre em contato conosco e conheça todos os nossos serviços!