homem tranquilo em casa usando recursos de proteção residencial
Publicado em 05 de agosto de 2021

Proteção residencial utilizando segurança eletrônica? Entenda!

A proteção residencial é uma das maiores preocupações para quem mora nas grandes cidades. Cada vez mais, o alto índice de criminalidade traz à tona a necessidade de investir em alternativas eficazes para proteger seu patrimônio. Nesse sentido, o projeto de segurança eletrônica é uma das soluções que mais se destacam na atualidade.

O uso de dispositivos digitais pode transformar a sua casa num lugar muito mais seguro! Quer ver? Leia este artigo até o final para entender melhor.

O papel da segurança eletrônica na proteção residencial

A segurança eletrônica é um artifício muito usado para reforçar a sensação de proteção residencial por todo o imóvel. A solução consiste na aplicação de equipamentos digitais integrada a um sistema de vigilância. Juntos, tais elementos potencializam a segurança patrimonial e trazem mais tranquilidade a você e sua família.

Hoje, a presença de soluções inteligentes dentro de casa é fundamental para garantir a proteção e o bem-estar dos moradores. No caso dos dispositivos eletrônicos, o ideal é que sejam instalados em vários pontos diferentes da residência. Ou seja, no interior da casa, na área externa e no perímetro do imóvel. É imprescindível considerar todos os locais de fácil acesso à entrada de pessoas mal intencionadas.

Na sequência, separamos os principais itens que compõem um projeto de segurança eletrônica básico. É válido ressaltar que a escolha depende de alguns fatores, como tamanho do imóvel e necessidades dos moradores. Consulte uma empresa especialista neste segmento para descobrir quais produtos você precisa. Vamos lá!

Confira 7 sistemas de segurança eletrônica para sua casa

1) Sensores de presença

Estes dispositivos são instalados nos pontos de iluminação e fazem as luzes acenderem quando detectam movimento na sua frente. Por exemplo: a presença de uma pessoa ou animal. É o item ideal para garagens e locais mais escuros, pois chama a atenção para os lugares menos movimentados da casa.

2) Alarmes

Os alarmes são dispositivos integrados a sensores, que quando detectam movimento, acionam um comando e disparam um sinal sonoro. O alerta é enviado para um central de operação com monitoramento 24 horas. A partir da emissão da sirene, os operadores acionam as autoridades responsáveis. Estes equipamentos ajudam na prevenção de ocorrências, como roubos, invasões, ações de vandalismo e até incêndios.

3) Videoporteiro

O videoporteiro é um interfone com visor acompanhado de um telefone. É instalado na área externa da porta de entrada e permite a comunicação por vídeo com o visitante. Assim, permite que você converse com a pessoa em segurança, sem precisar sair para identificar quem é.

4) Cerca elétrica

Este tipo de barreira emite choques elétricos de alta tensão. Por isso, atua na proteção residencial de forma preventiva, desestimulando os criminosos a prosseguirem com a invasão ou arrombamento. Para ser eficaz, a cerca elétrica deve ser instalada ao redor da propriedade e do muro, evitando locais com ampla vegetação. Além disso, pode ser atrelada à central de alarme com o intuito de complementar o sistema de segurança.

5) Câmeras de segurança

As câmeras de segurança compõem o Circuito Fechado de TV (CFTV). Este sistema registra imagens em alta definição, garantindo o monitoramento dos ambientes 24 horas. O CFTV pode operar como alarme, sendo integrado à central de vigilância. Além de disponibilizar imagens via internet, utilizando qualquer tipo de dispositivo móvel. Desse modo, você consegue acompanhar em tempo real tudo o que acontece na sua casa!

6) Controle de acesso

Os sistemas de controle de acesso permitem o gerenciamento seguro de quem entra e quem sai da residência. Ou seja, você pode administrar o fluxo de pessoas e veículos e restringir o acesso a determinadas áreas de forma muito mais fácil. As opções mais populares são: catracas, leitura biométrica, reconhecimento facial, senha de acesso, etc.

7) Automação residencial

Um sistema completo de automação residencial programa e automatiza as tarefas de remotamente. Ou seja, interliga todas as formas de segurança da sua casa, tanto cercas elétricas, quanto câmeras e outras soluções. Tudo isto é concentrado em uma central, que processa todas as informações e as transmitem para empresa de vigilância ou para a polícia. Além disso, este sistema pode ser configurado através de aplicativo móvel ou navegador web.

Proteção residencial é com a Safenet Tecnologia!

Está precisando de um sistema próprio de proteção residencial? Fale conosco! A Safenet Tecnologia é uma empresa especializada em elaborar projetos de segurança eletrônica para condomínios e organizações. Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar!

Gostou deste artigo? Leia mais sobre o assunto em nosso blog!