sistema de alarme de incêndio
Publicado em 05 de novembro de 2020

Entenda como funciona o sistema de alarme de incêndio

A prevenção contra incêndios deve ser uma prioridade constante dentro das empresas. Afinal, a gestão precisa garantir a proteção do patrimônio e das pessoas, visando reduzir prejuízos materiais e riscos à vida. Uma das medidas de combate ao fogo mais eficazes é a instalação de um sistema de alarme de incêndio. Você já pensou nesta hipótese? Se não, saiba que é uma das formas mais rápidas e eficientes de combater um incêndio!

Continue lendo este artigo para entender como este sistema funciona. Ao final, veja como a Safenet Tecnologia pode te ajudar a implantar esta tecnologia no seu negócio!

Como funciona o sistema de alarme de incêndio?

O sistema de alarme de incêndio consiste no conjunto de acessórios que agem para detectar um princípio de fogo. Aliado a isso, ele fornece as sinalizações e orientações necessárias para que as pessoas presentes naquele espaço sejam avisadas sobre o sinistro que está ocorrendo. E, assim, possam tomar as devidas providências de forma imediata. Geralmente, dá-se início às ações de combate ao fogo e evacuação do local.

Equipamentos

Vários equipamentos compõem um sistema de alarme de incêndio. Veja os principais:

  • central de alarme: aparelho que interliga todos os dispositivos, recebe os avisos, indica o local onde o sinistro está acontecendo e registra a ocorrência;
  • detector térmico: dispositivo adicionado pelo aumento da temperatura;
  • detector de fumaça: dispositivo acionado por gases e fumaças;
  • acionador: dispositivo instalado em pontos estratégicos. Possui um botão que, ao ser acionado, envia para a central de alarme a localização da ocorrência;
  • sirene: aparelho que emite sinais sonoros e visuais quando a central de alarme libera um disparo geral;
  • sprinkler: dispositivo que dispersa água em caso de incêndio. Fica instalado no teto e é acionado quando há presença de fogo no local.

Conheça os tipos de sistema de alarme de incêndio

Convencional

Este sistema funciona de forma mais analógica, com acionamento manual. Os detectores e acionadores são ligados a uma central cabeada com todos os botões do alarme. É possível identificar onde está ocorrendo o incêndio através do visor.

Apesar disso, o sistema convencional apresenta um número limitado de pontos instalados. Portanto, é mais indicado para áreas menores. Caso haja necessidade de ampliar a área monitorada no futuro, este modelo não é uma boa escolha.

Endereçável

O sistema endereçável é mais sofisticado que o convencional. Ele possui uma tecnologia de ponta, que indica com precisão o local do incêndio. Este modelo conecta vários dispositivos. Quando existe um acionamento, a central consegue indicar exatamente qual foi o ponto acionado e a sua posição exata.

Como a configuração deste tipo de sistema não é analógica, é possível trabalhar diretamente com até 250 pontos. A memória dentro deste sistema permite endereçar cada ponto ligado, bem como identificar seu nome e localização. Mediante a todas essas questões, este modelo é indicado para espaços maiores.

Proteja-se com sistema de alarme de incêndio!

Agora que você já sabe como funciona e qual a importância do alarme contra incêndio, não tenha dúvidas! Instale-o agora mesmo na sua empresa e proteja seu patrimônio e seus funcionários. A Safenet Tecnologia, empresa de segurança eletrônica, tem tudo o que você precisa para montar o seu sistema de alarme de incêndio. Entre em contato conosco e garanta já o seu!

Gostou deste artigo? Encontre mais conteúdos como este em nosso blog! Confira: