exemplo de pequenas tripulações no céu representando como funcionam os drones
Publicado em 05 de agosto de 2021

Como funcionam os drones e seu emprego na segurança pública

Você sabe como funcionam os drones? Estes equipamentos, que há tempos surgiram como um produto de entretenimento pessoal, foram ganhando espaço e utilidade em diversos setores. Hoje, as aeronaves não tripuladas estão ajudando na segurança da população e atuando em conjunto com as autoridades no combate à criminalidade. Neste artigo, a Safenet Tecnologia explica melhor como ocorre o uso da tecnologia dos drones na segurança pública. Acompanhe!

Afinal, como funcionam os drones?

Os drones são veículos aéreos não tripulados e controlados remotamente. Eles podem voar até 120 metros de altura e possuem sensores que o estabilizam no ar. Uma das maiores vantagens destes dispositivos é a sua versatilidade de uso. Eles podem realizar inúmeras tarefas em situações variadas, desde a entrega de refeições até uso bélico em guerras.

Para saber como funcionam os drones, atente-se a uma coisa: a sua utilização depende do equipamento que está acoplado a eles. No caso da segurança, uma câmera (que pode ter visão noturna) e um alto falante. Por isso, os dispositivos são muito usados no fornecimento de imagens aéreas para o setor de vigilância.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) determina regras para a regulação, manuseio e uso de drones no Brasil. O emprego das aeronaves para fins de segurança predial e empresarial exige um cadastramento no Sistema de Aeronaves não Tripuladas (SISANT).

Como os drones são utilizados na segurança pública?

Depois de entender como funcionam os drones, vamos ao tema principal deste artigo!

Em primeiro lugar, os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) funcionam como uma ferramenta de apoio para a segurança pública e privada. Nesse sentido, as aeronaves podem ser empregadas dentro deste segmento de diversas formas, agregando vários benefícios. Entenda mais a seguir!

Atividades

Os drones beneficiam o setor de segurança pública diante de várias funções:

  • reconhecimento da área de atuação;
  • apoio ao guarda-vidas;
  • análise de risco;
  • monitoramento em tempo real;
  • visualização remota de áreas perigosas;
  • entre outras.

Monitoramento em tempo real

Os drones conseguem visualizar toda a área abaixo e ao redor deles, captando imagens com amplo ângulo de visão. O monitoramento completo proporciona maior segurança para o vigilante que está no solo, pois extingue a necessidade da sua presença física. Ou seja, as aeronaves conseguem diminuir o fator de risco e evitar expor profissionais a situações arriscadas, mesmo nas rondas feitas à noite.

Cobertura de áreas de difícil acesso

Nas grandes cidades, existem locais não é viável instalar câmeras de segurança. Desse modo, tornam-se pontos vulneráveis dentro de um perímetro, sendo mais sujeitos às ações criminosas. Os drones resolvem este problema, já que podem sobrevoar áreas de difícil acesso físico, como em cima de uma ponte ou no topo de um edifício.

Detecção de suspeitos

Para saber como funcionam os drones na segurança, precisamos falar sobre a detecção de suspeitos. Muitas aeronaves são equipadas com câmeras térmicas, que identificam a aproximação de pessoas pela temperatura, inclusive à noite. Além disso, algumas são munidas de carregamento de tintas — quando detectam um mau elemento, disparam o pigmento sobre ele e promovem a identificação imediata.

Medidas contra a Covid-19

Os drones estão se mostrando muito úteis durante a pandemia do coronavírus. Os modelos com alto falante acoplado são usados para emitir mensagens sobre as medidas preventivas contra a Covid-19. Sendo assim, essas ferramentas tecnológicas reforçam a comunicação e atuam na conscientização sobre a crise sanitária atual.

Conheça a Safenet Tecnologia!

Gostou de saber como funcionam os drones no setor de segurança pública? A Safenet Tecnologia é uma empresa especializada em elaborar projetos de segurança eletrônica para empresas e condomínios. Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar!

Gostou deste artigo? Leia mais sobre o assunto em nosso blog!