Casal faz compras no supermercado representando a segurança eletrônica aplicada ao varejo
Publicado em 30 de julho de 2021

Segurança eletrônica aplicada ao varejo: mapeando o comportamento dos clientes

A segurança eletrônica aplicada ao varejo não serve apenas para proteger o local contra roubos e furtos. Indiscutivelmente, a proteção de bens e pessoas é o principal objetivo, mas esta não é a única função deste conceito. O uso inteligente de sistemas eletrônicos também contribui para o marketing do seu negócio, já que pode ser empregado para mapear o comportamento dos seus clientes. Ainda não entendeu muito bem? A Safenet Tecnologia te explica!

A segurança eletrônica aplicada ao varejo contribui para o marketing?

O uso de recursos de segurança eletrônica é cada vez mais comum em supermercados, shoppings centers e outros estabelecimentos. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que existem equipamentos especiais para que o varejista melhore a sua operação. Além disso, ajuda a equipe de marketing a criar campanhas mais eficientes para os seus produtos. Dentre todas as soluções, se destacam:

Câmeras de contagem de pessoas

Estas câmeras servem para fazer um levantamento da quantidade de pessoas que entraram e saíram do estabelecimento. Isto é, em determinado período do dia — geralmente, durante o horário de funcionamento da loja.

Dessa forma, o gerente pode elaborar um relatório detalhado com essas informações e propor ações de melhorias. Por exemplo: alocar menos ou mais funcionários, conforme o nível de movimentação na loja ao longo da semana.

Câmeras de mapa de calor

O circuito de CFTV com tecnologia de mapa de calor é outro recurso útil da segurança eletrônica aplicada ao varejo. Normalmente, essas câmeras ficam posicionadas no teto e alcançam todo o perímetro do estabelecimento. Por meio de gráficos, elas apontam as áreas da loja que tiveram maior movimentação.

Câmeras de identificação facial

As câmeras de identificação facial devem ser posicionadas próximas às vitrines ou dentro da loja. No fim do dia, o gerente terá um relatório que informará detalhes específicos sobre o comportamento das pessoas que entraram na loja. Por exemplo: idade média, sexo, sentimentos, etc.

Assim, o gestor conseguirá ter uma noção se o seu público-alvo está sendo atingido com as campanhas feitas. Além de pensar em novas ações para as pessoas que estão entrando na loja naquele momento.

Câmeras de reconhecimento facial

Estes equipamentos captam imagens de ultra resolução e são capazes de reconhecer rostos e identificar pessoas. Neste caso, o lojista pode ter um banco de dados com a imagem dos seus clientes VIP’s. Dessa forma, cada vez que um cliente desse entrar na loja, é possível identificar sua presença e prestar um atendimento personalizado. Sem dúvidas, esta é uma das melhores aplicações de inteligência de mercado oferecidas pela segurança eletrônica aplicada ao varejo.

Fale com a Safenet Tecnologia!

Use a segurança eletrônica aplicada ao varejo para beneficiar o seu estabelecimento! A Safenet Tecnologia oferece as melhores soluções para sistemas de segurança do mercado, incluindo o Circuito Fechado de Televisão (CFTV).

Nós cuidamos de tudo: desde a concepção do projeto de segurança eletrônica até o fornecimento de operação assistida. Garantimos suporte completo! Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!

Gostou deste artigo? Leia mais sobre o assunto em nosso blog!