Segurança eletrônica e a nova realidade pós-pandemia
A pandemia do coronavírus transformou a vida da população mundial e afetou todos os setores da economia. Com o mercado de segurança eletrônica, por exemplo, a situação não foi diferente. Hoje, muito se fala sobre o aumento da criminalidade no Brasil devido à crise econômica gerada pela COVID-19. Dentro deste cenário de incertezas, a segurança eletrônica se mostrou ainda mais importante para a manutenção dos sistemas de segurança pública e privada. Neste artigo, falaremos mais sobre as previsões de crescimento deste setor na nova realidade pós-pandemia. Confira!
Como ficará a segurança na nova realidade pós-pandemia?
A pandemia do coronavírus trouxe à tona a necessidade de implantação de ações integradas de segurança para a nova realidade do mundo. Neste novo cenário, houve um fomento à transformação tecnológica no setor de segurança eletrônica, antes utilizado somente para fins de proteção pessoal e patrimonial.
Hoje, os recursos tecnológicos também são usados para auxiliar na manutenção da saúde e do bem-estar da população. A seguir, apresentaremos as principais soluções de segurança eletrônica que prometem ser tendência na nova realidade pós-pandemia.
1- Controle de acesso sem contato físico
Os sistemas modernos de controle de acesso sempre dispensaram a necessidade de haver contato físico entre pessoas. Agora, com a pandemia, tais recursos estão ainda mais inteligentes — e vitais — para a gestão do fluxo de pessoas autorizadas em determinadas áreas. Para controlar a entrada e saída dos funcionários, a administração da empresa pode recorrer às tags (cartão-chave) ou sistema integrado de crachás.
2- Atendimento virtual para serviços de segurança
Os serviços de segurança na nova realidade pós-pandemia também contarão com uma tecnologia de ponta. A portaria remota, por exemplo, poderá ser executada sem a presença física de um porteiro. O controle e monitoramento serão feitos à distância por meio de uma central automatizada. Através do sistema de câmeras de segurança, os profissionais da central conseguem agir rapidamente durante situações de rotina ou emergência.
3- Software de identificação de aglomeração
Hoje, os softwares de inteligência artificial estão avançando bastante na capacidade de auxiliar o combate à COVID-19. Algumas tecnologias identificam pontos focais de aglomeração de pessoas que não estão respeitando o isolamento social. Assim, os profissionais de segurança conseguem prever a situação e agir corretamente para dispersar a massa.
4- Câmera termográfica que afere temperatura
A câmera de imagem termográfica é um dos recursos tecnológicos mais úteis durante a pandemia. O equipamento, muito semelhante à câmera fotográfica tradicional, possui sensores de calor que medem a temperatura corporal de uma pessoa ou objeto. A imagem gerada em 2D apresenta os níveis de temperatura. Sendo assim, a câmera de calor é capaz de identificar quais indivíduos possuem febre, um dos sintomas da COVID-19.
5- Reconhecimento biométrico
Aliado aos sistemas de controle de acesso, o reconhecimento biométrico é uma das novidades que prometem permanecer ativas durante a nova realidade pós-pandemia. Os equipamentos com leitura biométrica permitem a identificação de indivíduos mediante suas características físicas ou comportamentais. Ou seja, sem contato físico entre pessoas e objetos. Hoje, os sistemas mais utilizados são reconhecimento facial, reconhecimento por voz e leitura de íris e retina dos olhos.
Este artigo foi útil?
Gostou de saber quais recursos tecnológicos serão fundamentais para a preservação da segurança na nova realidade pós-pandemia? Antecipe-se e adquira o que há de melhor para a proteção da sua empresa ou condomínio! Nós, da Safenet Tecnologia, oferecemos soluções sob medida para seu projeto de segurança eletrônica.
Nossos serviços incluem elaboração do projeto, consultoria, instalação, manutenção, gerenciamento e muito mais! Entre em contato conosco e saiba mais sobre todas as facilidades que disponibilizamos para você!