segurança eletrônica na mobilidade urbana
Publicado em 25 de janeiro de 2021

Segurança eletrônica na mobilidade urbana: veja as soluções!

Mobilidade urbana é definida como a capacidade de deslocamento de pessoas ou cargas dentro do perímetro urbano. Com isso, as motivações para a existência deste fenômeno são variadas na medida em que são classificadas como subjetivas. À vista disso, a segurança é o interesse mais comum no sentido de reduzir os riscos durante o trajeto. Para isso, diversos softwares hoje são desenvolvidos com o intuito de apresentar respostas rápidas aos problemas vistos e minimizar as ocorrências. Continue lendo este artigo para entender as principais soluções da segurança eletrônica na mobilidade urbana.

Desafios da mobilidade urbana no Brasil: entenda-os!

Antes de tratarmos especificamente sobre segurança eletrônica na mobilidade urbana, precisamos retomar a compreensão dos desafios atuais.

De acordo com o Estadão, o deslocamento seguro e eficiente faz parte da pauta prioritária dos novos governantes. Em detrimento disso, os desafios são voltados para:

  • transporte público: necessidade de reorganizar as frotas, aumentar faixas exclusivas e gerar integração entre as linhas de ônibus;
  • modais alternativos: construção mais vias para ciclovias e conexão destas com outras regiões além dos grandes centros urbanos;
  • acessibilidade: melhorias nas calçadas e respeito aos padrões de circulação para garantir o bem-estar;
  • tarifas altas: aumento da qualidade dos serviços.

Tendo em vista os 4 desafios listados, acredita-se que a segurança eletrônica na mobilidade urbana possa melhorar a fluidez e o gerenciamento de ocorrências por meio de uma coordenação mais precisa.

3 contribuições da segurança eletrônica na mobilidade urbana

1- Acionamento do serviço de prestação de socorro

As câmeras de segurança estão em primeiro lugar dentre as soluções da segurança eletrônica na mobilidade urbana por formarem a estrutura principal para o desenvolvimento do sistema.

O funcionamento é simples: a imagem é captada e transmitida diretamente para a central. No local, os operadores entram em contato com os outros órgãos, principalmente em casos de acidentes, para minimizar as interrupções de vias. Este atendimento impede a formação de grandes congestionamentos e acelera a ação de socorro às vítimas.

2- Controle

Os softwares da segurança eletrônica na mobilidade urbana permitem dimensionar a contagem de pessoas, veículos e cargas que transitam pelas vias. Assim, é possível gerar potencial de identificação dos pontos de aglomeração, a contagem do tempo de permanência em espaços determinados e indicação da quilometragem dos carros na via.

Alguns softwares de GPS também realizam este sistema de controle com informações transmitidas pelos usuários para a base de coordenação.

3- Monitoramento 24h

Por último, o acompanhamento feito pela segurança eletrônica se estende ao monitoramento 24h. Ele reserva a garantia do direito de deslocamento por meio da manutenção das boas condições de trânsito. Sendo assim, qualquer intervenção poderá ser avaliada pela central que realizará a ação de repreensão devida, como o contato com a polícia.

Safenet Tecnologia: referência em segurança eletrônica

Nossa empresa é referência no ramo de soluções para sistemas de segurança. Entre em contato conosco para mais informações. Trabalhamos com tecnologia de ponta e responsabilidade social. Contamos com profissionais altamente capacitados.

Gostou de saber mais sobre segurança eletrônica na mobilidade urbana? Leia outros artigos com temas semelhantes em nosso blog. Veja: