Indústria 4.0
Publicado em 25 de janeiro de 2021

Indústria 4.0: conheça os desafios de 2021!

Big Data, internet das coisas (IoT) e inteligência artificial (IA) formam os building blocks, blocos de construção, da chamada Indústria 4.0. Esta nova estratégia prevê melhorias para análises em empresas de diferentes setores. A transformação representada por ela, com personalização e execução de serviços com mais transparência, chama atenção para um novo grande momento tecnológico. O avanço representa um cenário de automação além do que a indústria atual está acostumada.

Evolução tecnológica: 5 desafios da indústria 4.0 em 2021

De acordo com o relatório Readiness for the Future of Production Report 2018 divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o percentual de empresas brasileiras que já aderiram à indústria 4.0 é de 1,6%. Nele, existe a consideração de expectativa pelo aumento deste percentual para 21,8% em uma década.

À vista disso, uma série de desafios podem ser mencionados na medida em que as mudanças estabelecidas pela indústria 4.0 tendem a entrar em vigor. Separamos os 5 principais abaixo. Veja!

1- Segurança de dados

Como a transformação na indústria pretende integrar mais os sistemas, físicos e digitais, testar a vulnerabilidade deles é fundamental para preservar a segurança de dados. A explicação para isso é dada em função do conceito de interoperabilidade, onde há distribuição das informações em diversos setores da empresa para facilitar as atividades.

Logo, quanto maior for o campo de extensão dessas informações por meio de pontos de conexão, maior também é o risco de ataque. Por essa razão, a segurança de dados é um dos desafios da indústria 4.0 em 2021.

2- Mão de obra especializada

A mão de obra especializada é um destaque nesta nova estratégia da indústria. É necessário contar com a compreensão dos termos e habilidades tecnológicas para assegurar todos os benefícios que podem ser proporcionados. Aliás, a mão de obra especializada também contribui para melhorar a qualidade das decisões e se desviar de armadilhas, fatores que aumentam o nível de eficiência operacional.

3- Integração e interoperabilidade

A integração e interoperabilidade estão juntas no centro da discussão a respeito da internet das coisas (IoT). Ambas sujeitam a conexão entre objetos às redes. À vista disso, para os atuais gestores, são de suma importância no processo de invenção de novas soluções. Afinal, a liberdade para criações tecnológicas diminui sem integração e interoperabilidade.

4- Conectividade

Conectividade e indústria 4.0 têm tudo a ver! O compartilhamento de dados, integração dos sistemas e a construção de novos métodos de conexão formam os princípios para adequação aos sistemas mais responsivos. Com isso, a adaptação às conexões inteligentes são compreendidas como um dos desafios neste ano.

5- Uso de tecnologias autônomas

Por fim, a indústria 4.0 conta com a Inteligência Artificial como um meio de aumentar a eficiência para: realizar a manutenção dos produtos já formados, fomentar a criação de novas soluções e implementar mais eficiência nos processos de produção. Com isso, a IA produz mais qualidade e torna a gestão mais capacitada.

Garanta mais infraestrutura e conectividade com a Safenet Tecnologia

Nós reconhecemos o potencial da indústria 4.0 para empresas que queiram aumentar o potencial competitivo. Por isso, disponibilizamos as soluções de infraestrutura e conectividade para o desenvolvimento de softwares otimizados para a necessidade do seu negócio. Entre em contato conosco!

Aproveite para ler mais artigos em nosso blog. Encontre: aceleração da transformação digital das empresas com a pandemia, Smart city: tecnologia inteligente ao alcance da sociedade! e muito mais!