Impactos do déficit de profissionais de tecnologia no mercado nacional

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), 70 mil profissionais serão demandados até 2024 no setor de tecnologia com o objetivo de dobrar o percentual atual. Essa lacuna do déficit de profissionais de tecnologia apresenta uma série de impactos ao mercado de trabalho brasileiro. Continue a leitura deste artigo para conhecê-los!

Déficit de profissionais de tecnologia: quais são os impactos gerados?

A falta de mão de obra qualificada no setor de TI é uma das preocupações para gestores e profissionais da área. Isso se deve ao fato do déficit de profissionais de tecnologia ter ligação direta com as expectativas para o setor. Dito isso, não há como deixarmos de prever os impactos gerados na medida em que podem ser acarretados dentro do curto, médio e longo prazo. Confira-os abaixo.

1- Perda de receita

Os setores, em geral, no país recebem um estímulo à permanência em forma de receita. Caso o ciclo de crescimento seja interrompido, a projeção é de queda. Isso, portanto, significa que o déficit de profissionais de tecnologia pode resultar em menor investimento no setor.

Em 2020, em decorrência da crise instalada pela pandemia de Covid-19, havia a estimativa de queda em 4% de receita na América Latina. Esse percentual representava a perda de US$ 15 bilhões na região.

2- Aumento da exigência de diversas habilidades

Uma vez que o número de candidatos é menor do que o número de vagas, a necessidade de supri-las é uma saída. Sendo assim, o aumento da exigência de diversas habilidades se tornou muito comum no setor de TI.

Atualmente, o candidato depende de variadas qualificações para conseguir suprir as exigências do cargo e manter-se seguro para eventuais transformações na área.

3- Contratos com mais riscos

O déficit de profissionais de tecnologia também chama atenção para contratos com mais riscos.

As empresas estão buscando por pessoas já qualificadas. A razão mais evidente para isso é a redução de custos na formação do profissional. Por essa razão, os contratos ficam mais sujeitos aos riscos.

Por consequência, caso a formação do profissional não acompanhe a evolução tecnológica da empresa, ele ficará submetido à avaliação da gestão.

4- Formação de RH estratégico

Por fim, a formação do RH estratégico se propõe ao estudo do perfil do candidato. Afinal, embora número de vagas ainda seja maior do que o de candidatos, contratar o profissional adequado pode gerar melhor retenção de talentos. Fique atento.

Safenet Tecnologia: empresa inovadora em tecnologia!

A Safenet Tecnologia é uma empresa que desenvolve softwares de acordo com a necessidade de cada cliente. Todos os nossos sistemas são automatizados. Entre em contato conosco para mais informações!

Agora que você já conheceu os impactos do déficit de profissionais de tecnologia, continue lendo sobre temas semelhantes em nosso blog. Veja:

Compartilhe

Artigos recentes

Detecção de incêndio em florestas: uma solução eficaz para evitar prejuízos ainda maiores!

O sistema de detecção de incêndios em florestas é primordial para evitar a destruição de…

3 anos atrás

3 aplicações de sistemas de segurança em edifícios sustentáveis!

Já pensou em utilizar sistemas de segurança em edifícios sustentáveis? A Safenet mostra possíveis aplicações…

3 anos atrás

Monitoramento de idosos: identifique emergências médicas!

Precisa de um sistema eficaz de monitoramento de idosos? Nesse artigo, mostramos quais soluções a…

3 anos atrás

Veja como funciona o sistema de detecção de incêndios para condomínios

O sistema de detecção de incêndios para condomínios é importante para identificar chamas e fumaças…

3 anos atrás

5G no Brasil: saiba tudo sobre essa novidade tecnológica!

Você está por dentro da tecnologia 5G no Brasil? No artigo de hoje, a Safenet…

3 anos atrás

Conheça as vantagens da segurança eletrônica nos estádios de futebol

Saiba como a tecnologia pode contribuir para a segurança eletrônica nos estádios de futebol e…

3 anos atrás